Tecnologia
Morre Elisa Frota Pessôa, pioneira da física no Brasil
Elisa foi membro-fundadora do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), que hoje é ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Publicado em 29/12/2018 16:40

Reprodução

Morreu na noite desta sexta-feira (28), aos 97 anos, Elisa Esther Maia Frota Pessôa, considerada uma das pioneiras da física no Brasil. Ela estava internada há 15 dias no Hospital Samaritano, em Botafogo, no Rio de Janeiro, e foi vítima de uma pneumonia.

Elisa foi membro-fundadora do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), que hoje é ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Ela embarcou na ciência numa altura em que o meio acadêmico excluía a presença das mulheres.

"Na época da mamãe, o que se esperava de uma mulher era que se casasse, criasse os filhos, cuidasse da casa e do marido (...) Minha mãe quebrou esse parâmetros e se tornou uma pessoa competente, uma profissional interessada, com ideias próprias e independente financeiramente", contou ao G1 Sônia Frota Pessôa, 76, filha de Elisa.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Elisa Frota Pessôa trabalhou em universidades da Europa e dos Estados Unidos, e contribuiu para a formação de dezenas de físicos brasileiros. O corpo da cientista será velado neste sábado (29), no Cemitério do Caju, na Zona Norte do Rio de Janeir


APP do SensocriticoPB
Google Play Store Apple App Store