Ciência e Astronomia
Vídeo mostra impacto lunar durante observação de eclipse com superlua de sangue na PB
Imagens foram captadas por telescópio instalado na Estação Cabo Branco, em João Pessoa.

Publicado em 22/01/2019 19:26

Impacto lunar durante eclipse com superlua de sangue foi flagrado por câmeras na Paraíba na segunda-feira (22) — Foto: Divulgação/Bramom

Uma câmera instalada em um ponto de observação na Estação Cabo Branco, em João Pessoa, flagrou um impacto lunar durante o eclipse com superlua de sangue na madrugada da segunda-feira (21). O impacto aconteceu instantes antes do início da totalidade do eclipse e também foi registrado por câmeras em outros países. Veja o vídeo acima.

De acordo com Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e membro da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), durante a observação pública do eclipse, um telescópio com duas câmeras foi instalado nos jardins da Estação Ciência.

Impacto lunar durante eclipse com superlua de sangue foi flagrado por câmeras na Paraíba na segunda-feira (22) — Foto: Divulgação/Bramom

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Uma das câmeras estava preparada para transmitir o eclipse em tempo real para um telão e outra para monitorar impactos lunares no momento da totalidade. “Os vídeos das duas câmeras foram gravados e, à noite, ao observar um deles, percebi o flash ocorrido antes do início da totalidade”, disse.

Segundo Marcelo, o impacto consiste de um pedaço de rocha espacial que atinge a superfície da lua em alta velocidade e gera um intenso flash de luz que pode ser captado da Terra. A imagem também foi flagrada por estações de observação no Marrocos e nos Estados Unidos.

 
Por Diogo Almeida, G1 PB


APP do SensocriticoPB
Google Play Store Apple App Store