Araruna
ARARUNA-PB: Após fechamento de hospital, atendimento do SAMU é sobrecarregado e lacuna na saúde é notória

Publicado em 11/01/2020 09:57

Reprodução

A Prefeitura de Araruna divulgou o número de atendimentos feitos pelo Samu de Araruna no ano de 2019. Segundo os dados oficiais, foram 876 atendimentos ao longo do ano.

Assessores e apoiadores do prefeito comemoraram o número de ocorrências como um êxito da administração municipal.

Mas a verdade é que o alto número revela uma grande falha na Saúde municipal, que não tem nada a ver com a competência dos funcionários, mas, com a organização e estrutura.



- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Entenda

A picuinha política entre Vital Costa (atual prefeito) e Wilma Maranhão (ex-prefeita) impediu que a população ararunense continuasse contando com o já fragilizado atendimento do hospital de Araruna.

Promessa de campanha de Vital, a construção de uma UPA ou de um hospital, também não foi, até o momento, cumprida.

Sendo assim, evidentemente, a falta de um hospital ou de uma UPA faz com que a população recorra imediatamente ao Samu, mesmo em casos mais simples, ocupando o serviço. O Samu, que é um programa do Governo Federal, tem como competência assistir as ocorrências de urgência e emergência.

Para comprovar essa realidade da Saúde no município de Araruna, pode-se ver que mais de 600 casos foram atendidos pela Unidade de Serviço Básico.

Outro exemplo está no número de ocorrências na cidade de Araruna, que totalizou 727, enquanto foram apenas 54 na cidade de Tacima-PB.

Ainda que Tacima seja menor e talvez atendida também por outra localidade, a comparação entre os números mostra-se desproporcional.

A solução dessa lacuna na Saúde municipal continua sendo um desafio para a cidade de Araruna.

O que talvez pudesse beneficiar a população ararunense seria a abertura do hospital Regional construído no município de Cacimba de Dentro, a 18 km de Araruna. Mas, o governo estadual decidiu municipalizar a unidade de saúde.

midiapb/portais


APP do SensocriticoPB
Google Play Store Apple App Store