Paraíba
Mutirão de diagnóstico do Ceratocone acontece durante este sábado na Lagoa

Publicado em 09/11/2019 16:03

Reprodução

Até às 16h deste sábado (9), acontece na Lagoa Parque Solon de Lucena a campanha nacional para diagnóstico do Ceratocone. Crianças, jovens e adultos com suspeita da doença serão beneficiados com exames específicos para detectar e confirmar a existência desta doença ocular que, muitas vezes, passa despercebida nos exames de rotina e pode atrapalhar o desenvolvimento escolar e social dos indivíduos afetados. Após a avaliação, os pacientes diagnosticados serão direcionados para tratamento. Toda a ação será aberta ao público de forma gratuita. 

Um consultório móvel oftalmológico com equipamentos para análise e diagnóstico dos pacientes estará disponível para  a campanha e permanecerá no local durante todo o sábado. Caso seja detectada a doença, o participante terá a opção de ser direcionado para a rede especializada do SUS que integra os serviços oftalmológicos de saúde referentes à cidade de João Pessoa.

Através de uma parceria entre o Hospital Visão, a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, e a Sociedade Brasileira de Oftalmologia o evento é realizado.

O Ceratocone é uma doença progressiva da córnea que evolui com o aumento da curvatura equivalente a um cone, com afinamento e protrusão deste tecido. Isso se traduz em embaçamento ou distorção visual causado pelo astigmatismo irregular e dificulta o uso de óculos e/ou lentes de contato. Frequentemente, no curso da doença, os óculos se tornam fracos, ocorre com mais facilidade a perda da lente de contato (rígida) associados ao quadro de alergia ocular.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Normalmente, a doença inicia na adolescência e pode evoluir por toda a vida. Na maioria dos casos, pode estabilizar por volta de 35 anos de idade. 

Cientificamente está comprovado que o ato de coçar os olhos em quem tem predisposição é um dos principais agravantes. Infelizmente, não há formas de prevenção completa do Ceratocone, devido à combinação de fatores ambientais e genéticos

 


APP do SensocriticoPB
Google Play Store Apple App Store