
A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), excluiu 50 municípios do mapa do semiárido brasileiro e incluiu outros 215 – a maioria do Sudeste do país. Dez municípios paraibanos ficaram fora da lista, são eles: Lagoa de Dentro, Boborema, Serra da Raiz, Serraria, Sertãozinho, Cuitegi, Duas estradas, Pilões, Pilõezinhos e Pirpirituba.
Agora, de acordo com a Resolução 150/2021, o semiárido passa de 1.262 para 1.427 municípios. A mudança, no entanto, não é uma simples formalidade. O professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pesquisador sobre semiárido brasileiro, Bartolomeu de Souza, explicou que as cidades que estão na área semiárida possuem benefícios e acesso à políticas públicas.
Estar inserido dentro dessa delimitação do semiárido brasileiro confere aos municípios uma série de vantagens tributárias e de acesso a crédito para implementação de obras, ligadas ao Fundo de Desenvolvimento do Nordeste e ao Fundo Constitucional do Nordeste, explica o professor Bartolomeu de Souza